Nuno Magalhães da Silva Cardoso
Natural de Peso da Régua, nascido a 31 de outubro de 1961, é licenciado em Engenharia Civil (Opção de Planeamento Regional e Urbano) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1985).
Entre 1985 e 1989 foi Presidente do Conselho de Administração da Garagem Pôncio Alves Janeiro & Irmão Lda., em Peso da Régua.
Em 1986 a 1996, exerce como assistente convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, lecionando as cadeiras de Elementos de Planeamento do Território, Planeamento dos Transportes e Seminários de Planeamento do Território.
Em 1990, assume as funções de Assessor do Presidente da Câmara Municipal do Porto e fica responsável pelo desenvolvimento de uma estratégia de transportes da cidade e de um esquema de circulação rodoviária que alterou por completo o até então em vigor. Lidera todo o projeto técnico e estratégia de implementação que levou à conquista do metro para a cidade do Porto. Em fevereiro de 1993 é feita a grande exposição do projeto desenvolvido, denominada Primeira Estação de Metro.
No âmbito desta exposição o então Ministro das Obras Públicas, Ferreira do Amaral, assume o compromisso de fundar a empresa Metro do Porto, o que acontece em agosto de 1993.
Integrou também a equipa técnica da Área Metropolitana do Porto.
Em 1998 é designado Vice-Presidente da Câmara com o Pelouro do Urbanismo e a 25 de outubro de 1999 a 8 de janeiro de 2002, assume funções enquanto Presidente da Câmara Municipal do Porto.
Em março de 1996, integra os quadros da IPE – Águas de Portugal, SGPS, S.A., como administrador, assumindo o cargo de presidente da empresa Águas do Douro e Paiva, S.A., em setembro do mesmo ano. No seu mandato constrói-se todo o sistema de abastecimento de água de toda a região do porto.
Participou em diversos estudos na CCRN – Comissão de Coordenação da Região Norte, nomeadamente no desenvolvimento da Operação Integrada de Desenvolvimento do Vale do Ave e do Vale do Sousa, e integrou a equipa técnica da Área Metropolitana do Porto.
Membro da Comissão Instaladora da Sociedade Porto 2001, S.A. (1998) e vogal do Conselho de Administração no âmbito do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.
Em maio de 2000, assumiu funções de Presidente da Assembleia Intermunicipal da LIPOR e, em julho do mesmo ano, tornou-se vogal do Conselho de Administração da empresa Metro do Porto, S.A.
Em janeiro de 2002, reassumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Águas do Douro e Paiva, S.A., onde permaneceu até setembro de 2004.
Entre maio de 2007 e julho de 2008, exerceu funções de assessor das Águas de Portugal, no âmbito do projeto “Projetos das Baixas”.
Atualmente, desempenha funções de consultadoria para internacionalização e planeamento estratégico de empresas na área da mobilidade e urbanismo.
Alameda das Antas, 217
4350 – 414
Porto